O que é a VPN?

A Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar linhas dedicadas para Ligar redes remotas, utiliza-se a infraestrutura da Internet.

A utilização da Internet como infraestrutura de conexão entre hosts da rede privada é uma ótima solução em termos de custos mas não em termos de privacidade, pois a Internet é uma rede pública, onde os dados em trânsito podem ser lidos por qualquer equipamento. Então como fica a questão da segurança e a confidencialidade das informações da empresa?

Criptografia! Essa é a resposta! Incorporando criptografia na comunicação entre hosts da rede privada de forma que, se os dados forem capturados durante a transmissão, não possam ser decifrados. Os túneis virtuais habilitam o tráfego de dados criptografados pela Internet e esses dispositivos são capazes de entender os dados criptografados, formando uma rede virtual segura sobre a rede Internet.

Os dispositivos responsáveis pelo gerenciamento da VPN devem ser capazes de garantir a privacidade, integridade e autenticidade dos dados.

 

Que vantagens tem a VPN para o Utilizador da FMV?

A VPN permite que o utilizador da FMV use todos os recursos da rede interna, quando se encontra fora da instituição, inclusive acesso a bases de dados validadas por IP, por exemplo, a b-on.

 

O que preciso para aceder via VPN?

Para aceder à VPN precisa apenas de uma ligação à internet e de estar registado na rede da FMV.

 

 Para configurar o acesso VPN, no Windows 7, comece por clicar com o botão direito do rato, no ícone de network (Ligações de Rede), no canto inferior direito direito do seu computador (barra de ferramentas inferior) e siga as instruções deste vídeo .